FANDOM

[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13]

Auto-controle e disciplina Editar

Auto-controle e disciplina são um dos maiores empecilhos do hábito de se estudar. Condicionamentos como a criação de uma rotina fixa, um ambiente específico para o estudo, e condições favoráveis para se concentrar facilitam o auto-controle, evitando decisões e distrações desnecessárias.

Rotina Editar

Ter e seguir horários pré-estabelecidos para acordar, se alimentar e estudar organizam melhor o uso do tempo, evitam procrastinação, e permitem planejamento de estudo.

Ambiente Editar

Ambientes bem iluminados, silenciosos e livres de interrupção favorecem alerta e concentração.

Planejamento Editar

Ter um plano de estudos ajuda a manter uma direção bem definida, saber o que fazer em seguida, e o estabelecimento e a motivação para o cumprimento de metas, faça um esquema com os assuntos a serem estudados e estabeleça quando o serão.

Motivação Editar

Veja também motivação de estudo.

Gamificação Editar

Há vários mecanismos e truques motivacionais para aumentar o interesse no estudo, ter sempre metas desafiantes (mas não demais) e bem definidas, contar seu tempo de dedicação, manter registros do seu progresso, entre outros. Veja o artigo gamificação para mais detalhes.

Atenção e concentração Editar

Música Editar

Memória Editar

Veja também Memorização.

Aprendizagem espaçada Editar

Dividir a aprendizagem um conteúdo por alguns dias ou até poucas semanas é muito mais efetivo para consolidação de longo prazo do que aprender de uma vez só. Aprendizagem espaçada é uma técnica bastante usada para memorização [1].

Associações Editar

Fazer associações entre vários assuntos e situações diferentes, mesmo que não logicamente relacionados, aumenta a retenção de memória [1].

Variar tipo de conteúdo Editar

Variar tipos e modalidades de conteúdo num mesmo período de estudo também aumenta a eficiência e é uma prática comum por atletas e músicos [1]. Estudar diversos tópicos no mesmo assunto também facilita categorização e permite entender as diferenças de cada um, em comparação a estudar mais num único tópico [1].

Exercícios e testes Editar

Exercícios requerem um uso ativo da memória de informações aprendidas e aumenta sua consolidação de longo prazo.

O uso de testes aumenta consideravelmente a aprendizagem, isto foi verificado para diferentes tipos de testes, de conteúdos (veja [2] para umar revisão), em ambientes escolares e não escolares, para diversas idades e níveis de QI [3].

Estresse e ansiedade Editar

Cansaço Editar

Convém se utilizar o período de maior alerta para se estudar, estudar no fim do dia pode ter um rendimento muito menor devido ao cansaço.

É conveniente fazer pausas durante o estudo para evitar fadiga, é difícil manter a atenção e foco por períodos muito prolongados (mais de 1h por exemplo).

Local Editar

Estudar em lugares diferentes aumentam a retenção de memória devido a associação com o local e sensações ambientais [1].

Alimentação Editar

Suplementos Editar

Sono Editar

Dormir regularmente, em quantidade suficiente e com boa qualidade de sono é importante para consolidação de memórias, alerta e motivação.

Cronotipo Editar

As pessoas variam no período do dia em que são mais alertas e produtivas, algumas pessoas são mais alertas de manhã (matutinas) ou a tarde (vespertinas). Você pode descobrir seu cronotipo respondendo um questionário [14].

Veja também Editar

Links Editar

Referências Editar

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 Benedict Carey. Forget What You Know About Good Study Habits. The New York Times. September 6, 2010.
  2. Roediger, H. L., III, Agarwal, P. K., Kang, S. H. K., & Marsh, E. J. (2010). Benefits of testing memory: Best practices and boundary conditions. In G. M. Davies & D. B. Wright (Eds.), New frontiers in applied memory (pp. 13– 49). Brighton, UK: Psychology Press.
  3. Meyer, A. N. D., & Logan, J. M. (2013, February 25). Taking the Testing Effect Beyond the College Freshman: Benefits for Lifelong Learning. Psychology and Aging. Advance online publication. doi: 10.1037/a0030890. Veja uma reportagem sobre o estudo aqui: Testing can improve learning among young and old people - Psypost